quinta-feira, 5 de junho de 2014

DF AMBIENTAL

Barbados, uma pequena ilha do Caribe na vanguarda da luta contra as mudanças climáticas, será a anfitriã nesse ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, liderando os esforços das Nações Unidas para alertar para a situação das pequenas ilhas que sofrem um perigo real de desaparecerem por causa da elevação do nível do mar.

As Nações Unidas designaram 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e, por isso, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente nesse ano abordará temas relacionados aos esforços desses países para se adaptar às mudanças climáticas.

“As pequenas nações insulares compartilham um consenso de que nosso planeta precisa caminhar por um caminho sustentável”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltando que para alcançar esse objetivo é necessário o engajamento de todos os setores da sociedade.

“Este ano, incentivo que todos pensem sobre a situação difícil dos pequenos estados insulares em desenvolvimento e se inspirem em seus esforços para responder aos efeitos da mudança climática, fortaleçam a resiliência e trabalhem para um futuro sustentável”, pediu o chefe da ONU.

Lar para 62,3 milhões de pessoas, esses estados insulares desempenham um papel crucial na proteção dos oceanos e, apesar de contribuírem com menos de 1% para a emissão de gases de efeito estufa globais, são as nações que mais sofrem com as mudanças climáticas, devido ao seu pequeno território, localização remota e limitações econômicas.
Foto: ONU
Leia a matéria completa em http://bit.ly/1p0bSQT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DF RIO INFORMATIVO