Mostra retrospectiva de Salvador Dalí chega ao Rio com 150 obras
Obras do mestre do surrealismo chegam ao CCBB do Rio nesta sexta (30). Com 150 trabalhos e objetos vindos dos principais colecionadores de Salvador Dalí, o público terá a oportunidade de ver um conjunto representativo da obra do artista e o maior já visto no Brasil.
Peças da Fundação Gala-Salvador Dalí, do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía e do Museu Salvador Dalí serão expostas no Rio e depois seguem para o Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, a partir de outubro de 2014. Entre as obras, 29 pinturas, 80 desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias de Dalí. Ocupando grande parte do primeiro andar da instituição, a mostra apresenta a produção do artista desde os anos 1920 até seus últimos trabalhos. Pinturas do período de formação de Dalí, como “Retrato del Padre y Casa de Es Llaner” (1920) e “Autorretrato cubista” (1923), poderão ser vistas ao lado de suas famosas obras da fase surrealista, entre elas “El Sentimiento de Velocidad” (1931) e “Paisaje Pagano Medio” (1937).
Outra atração da exposição é a oportunidade de ver algumas contribuições do artista para o cinema. Os filmes “O Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930), dirigidos por Dalí e Luís Buñel, serão exibidos dentro dos espaços da exposição. Completam a mostra ilustrações feitas para clássicos da literatura mundial, entre eles “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel Cervantes, e “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol.
O público poderá ainda participar de uma palestra aberta com a curadora da exposição e diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Salvador Dalí, Montse Aguer. O evento acontece no dia da abertura da mostra, 30 de maio de 2014, às 18h30.
Serviço
“Salvador Dalí”
Quando: de 30 de maio a 22 de setembro de 2014. De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Onde: CCBB Rio – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br
http://rr4.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário